Os atributos em Saint Seiya: Burning Cosmo foram criados para diversificar ainda mais a variedade dos personagens, que podem criar diferentes estilos (Ofensivos, Balanceados ou Defensivos) e os incita a treinar para adquirir melhor pontuação. Os pontos recebidos em treinos, missões e etc são os pontos de atributo, que podem ser distribuídos em um dos atributos modificáveis. No caso, existem três atributos modificáveis enquanto existem três atributos crescentes.
Os atributos modificáveis são aqueles que podem receber pontos de atributo, para que o jogador adote o estilo que mais lhe ocasiona. Jogadores ofensivos irão se priorizar em ataque, outros jogadores podem adotar uma postura de inteligência com seus ataques e efeitos especiais enquanto outros também podem optar por possuir uma defesa de titânio com o fortalecimento de seus corpos. Os atributos que podem receber pontos são os seguintes:
A força bruta que o personagem possui em seu corpo, permitindo que seus ataques físicos sejam mais poderosos, assim como os ataques diretos direcionados contra o oponente. Também, um usuário com alta força pode até utilizar dela para sua própria defesa, apesar de ser muito mais efetivo defender utilizando as técnicas de defesa e constituição. Usuários do tipo "Ikki de Fênix" geralmente adotam um estilo com alta força para que seus golpes causem estragos terríveis. Pode ser abreviado como For.
+Dano causado no Ataque Direto
+Dano causado por um ataque físico
A inteligência, o intelecto e a perspicácia de um personagem, assim como o controle do mesmo sobre o cosmo e as técnicas com efeitos extras. Um usuário com alta inteligência causará dano maior com seu Ataque Especial, assim como pode utilizar de seu controle do corpo e da mente para fugir de um efeito inimigo como a paralisia ou a sonolência. Usuários do estilo "Shaka de Virgem" costumam colocar altos valores neste atributo para controlar a luta com poderosos ataques cósmicos, ilusões e com efeitos terríveis como a retirada dos sentidos ou ataques que afetam diretamente a consciência do inimigo. Lembrando que para afetar um inimigo com um efeito, seja ele através de uma técnica de Ataque Especial ou Habilidade, você deve possuir inteligência igual ou maior à dele. Pode ser abreviado como Int.
+Dano causado no Ataque Especial
+Efeitos
+Resistência a efeitos
A constituição física do seu personagem. Usuários com alta constituição são capazes de defender com sucesso e ainda refletir o dano contra seus inimigos, além de diminuírem o dano total causado em seu corpo. Usuários do tipo "Hasgard de Touro" irão abusar da constituição, pois assim como o taurino do lost canvas, personagens com altos valores nesse atributo resistirão a longos períodos de batalha, a efeitos desgastantes em seu corpo e até mesmo aos mais poderosos ataques enquanto arruma folego para revidar. Pode ser abreviado como Con.
+Defesa aplicada na Defesa Total
+Defesa física
Os atributos crescentes são aqueles que não recebem pontos de atributo para serem melhorados, mas sim são aumentados de acordo com o crescimento dos níveis do jogador, não requisitando qualquer alteração do mesmo para que isso ocorra. Os atributos que não necessitam de pontos são os seguintes:
Os Hit Points (Pontos de Vida) do personagem, fazem parte da representação do nível de danos que o seu personagem pode levar antes de ser derrotado, levando-o a um apagão ou até mesmo a morte caso o inimigo o finalize. A cada nível ganho o usuário recebe 100 HP a mais, o permitindo durar mais em uma batalha contra seu adversário.
O cosmo, abreviado muitas vezes de Cos, é a energia usada pelos personagens de Saint Seiya para aplicar seus golpes ou realizarem feitos desumanos. Todas as técnicas consomem cosmo e pode ser recuperado em uma batalha ao clamar pela sua divindade e queimar o cosmo, a fim de tentar o multiplicar dentro do corpo. Cavaleiros reúnem o cosmo e o explodem, causando assim mudança nos átomos da existência e podendo até mesmo alterar a realidade com suas técnicas. O cosmo sobe a cada nível, recebendo 100 a mais por cada novo level adquirido.
A velocidade é a capacidade do seu personagem de se mover na velocidade máxima permitida pelo ser humano, geralmente sendo abreviada de Vel. Assim como o Cosmo e HP, ela cresce de acordo com o nível, mas a velocidade da luz, a velocidade transcendente e a velocidade divina precisam serem treinadas para então serem adquiridas com sucesso. Elas conferem bônus ao ataque total de um personagem, como descrito na seguinte tabela:
Cada Mach, de acordo com a física, é igual a velocidade do som. Então no caso, Mach 2 seria duas vezes a velocidade da som, Mach 10 seria igual a dez vezes a totalidade da velocidade do som e por ai vai. O Mach 400 é o nível no qual cavaleiros de ouro novatos se movimentam, sendo por volta de 45% da velocidade da luz. A velocidade da luz se situa em Mach 873, enquanto a velocidade transdimensional é aquela que sobrepõe a velocidade da luz mesmo que por pouco, além de permitir que atravesse dimensões, e a velocidade divina é a velocidade que os deuses obtém ao se movimentarem no ápice de sua rapidez, utilizando do nono sentido.
Lembrando que a ultima velocidade só é alcançável pelos deuses, pois é necessário a "habilidade de fazer milagres" que se localiza no nono sentido. Os semideuses em alto nível também podem alcançar a velocidade.
- Atributos modificáveis
Os atributos modificáveis são aqueles que podem receber pontos de atributo, para que o jogador adote o estilo que mais lhe ocasiona. Jogadores ofensivos irão se priorizar em ataque, outros jogadores podem adotar uma postura de inteligência com seus ataques e efeitos especiais enquanto outros também podem optar por possuir uma defesa de titânio com o fortalecimento de seus corpos. Os atributos que podem receber pontos são os seguintes:
- Força
A força bruta que o personagem possui em seu corpo, permitindo que seus ataques físicos sejam mais poderosos, assim como os ataques diretos direcionados contra o oponente. Também, um usuário com alta força pode até utilizar dela para sua própria defesa, apesar de ser muito mais efetivo defender utilizando as técnicas de defesa e constituição. Usuários do tipo "Ikki de Fênix" geralmente adotam um estilo com alta força para que seus golpes causem estragos terríveis. Pode ser abreviado como For.
+Dano causado no Ataque Direto
+Dano causado por um ataque físico
- Inteligência
A inteligência, o intelecto e a perspicácia de um personagem, assim como o controle do mesmo sobre o cosmo e as técnicas com efeitos extras. Um usuário com alta inteligência causará dano maior com seu Ataque Especial, assim como pode utilizar de seu controle do corpo e da mente para fugir de um efeito inimigo como a paralisia ou a sonolência. Usuários do estilo "Shaka de Virgem" costumam colocar altos valores neste atributo para controlar a luta com poderosos ataques cósmicos, ilusões e com efeitos terríveis como a retirada dos sentidos ou ataques que afetam diretamente a consciência do inimigo. Lembrando que para afetar um inimigo com um efeito, seja ele através de uma técnica de Ataque Especial ou Habilidade, você deve possuir inteligência igual ou maior à dele. Pode ser abreviado como Int.
+Dano causado no Ataque Especial
+Efeitos
+Resistência a efeitos
- Constituição
A constituição física do seu personagem. Usuários com alta constituição são capazes de defender com sucesso e ainda refletir o dano contra seus inimigos, além de diminuírem o dano total causado em seu corpo. Usuários do tipo "Hasgard de Touro" irão abusar da constituição, pois assim como o taurino do lost canvas, personagens com altos valores nesse atributo resistirão a longos períodos de batalha, a efeitos desgastantes em seu corpo e até mesmo aos mais poderosos ataques enquanto arruma folego para revidar. Pode ser abreviado como Con.
+Defesa aplicada na Defesa Total
+Defesa física
- Atributos crescentes
Os atributos crescentes são aqueles que não recebem pontos de atributo para serem melhorados, mas sim são aumentados de acordo com o crescimento dos níveis do jogador, não requisitando qualquer alteração do mesmo para que isso ocorra. Os atributos que não necessitam de pontos são os seguintes:
- HP
Os Hit Points (Pontos de Vida) do personagem, fazem parte da representação do nível de danos que o seu personagem pode levar antes de ser derrotado, levando-o a um apagão ou até mesmo a morte caso o inimigo o finalize. A cada nível ganho o usuário recebe 100 HP a mais, o permitindo durar mais em uma batalha contra seu adversário.
- Cosmo
O cosmo, abreviado muitas vezes de Cos, é a energia usada pelos personagens de Saint Seiya para aplicar seus golpes ou realizarem feitos desumanos. Todas as técnicas consomem cosmo e pode ser recuperado em uma batalha ao clamar pela sua divindade e queimar o cosmo, a fim de tentar o multiplicar dentro do corpo. Cavaleiros reúnem o cosmo e o explodem, causando assim mudança nos átomos da existência e podendo até mesmo alterar a realidade com suas técnicas. O cosmo sobe a cada nível, recebendo 100 a mais por cada novo level adquirido.
- Velocidade
A velocidade é a capacidade do seu personagem de se mover na velocidade máxima permitida pelo ser humano, geralmente sendo abreviada de Vel. Assim como o Cosmo e HP, ela cresce de acordo com o nível, mas a velocidade da luz, a velocidade transcendente e a velocidade divina precisam serem treinadas para então serem adquiridas com sucesso. Elas conferem bônus ao ataque total de um personagem, como descrito na seguinte tabela:
Nível | Velocidade | Bônus |
1~9 | Mach 1 | +0 |
10~19 | Mach 2 | +25 |
20~29 | Mach 5 | +50 |
30~39 | Mach 10 | +100 |
40~49 | Mach 50 | +150 |
50~59 | Mach 200 | +200 |
60~69 | Mach 400 | +250 |
70~79 | Velocidade da luz (7° sentido) | +400 |
80~89 | Velocidade transdimensional (8° sentido) | +600 |
90~100 | Velocidade divina (9° sentido) | +800 |
Lembrando que a ultima velocidade só é alcançável pelos deuses, pois é necessário a "habilidade de fazer milagres" que se localiza no nono sentido. Os semideuses em alto nível também podem alcançar a velocidade.